Putin, que enviou um telegrama a Xi pela sua reeleição como secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), disse estar satisfeito com o progresso das conversas construtivas com Beijing, observou o site do Kremlin no domingo.
“Os resultados do 20º Congresso Comemorativo do PCC confirmaram plenamente sua alta autoridade política, bem como a coesão do partido que dirige”, sublinha o telegrama do presidente russo.
Putin também expressou sua confiança de que as decisões do Congresso contribuirão para o cumprimento das tarefas que a China enfrenta e para o fortalecimento das posições do país asiático.
Xi Jinping foi confirmado para um terceiro mandato como presidente do Conselho Militar do Comitê Central do Partido Comunista da China, decisão que foi tomada na reta final do 20º Congresso do Partido Comunista da China.
O líder do gigante asiático também apresentou os quatro novos membros do Comitê Permanente do Birô Político do PCCh de seu país.
Os congressos do partido governante chinês são realizados a cada cinco anos, e o 20º Congresso do PCCh começou no domingo passado em Beijing e terminou em 22 de outubro.
mem/gfa/cm