Os índios comemoram com alegria a chegada do inverno, iluminando e decorando casas, templos e locais públicos com luzes coloridas e flores enquanto veneram a deusa da riqueza, beleza e prosperidade, Lakshmi, uma das principais divindades do Hinduísmo.
Muitas tradições regionais também a associam a ídolos como Sita e Rama, Vishnu, Krishna, Durga, Kali, Hanuman, Ganesha, Dhanvantari ou Vishvakarman.
Algumas regiões aplaudem o o dia em que Rama voltou para sua reino de Ayodhya com seu esposa Sita e seu irmão Lakshmana, depois de derrotar o rei dos demônios Ravana em Lanka e cumprir 14 anos de exílio.
Segundo a lenda, os habitantes da cidade encheram as paredes e os telhados com lâmpadas para que Rama pudesse encontrar facilmente o caminho de volta para casa, daí a tradição de acender uma infinidade de luzes durante a noite deste antigo festival hindu, conhecido como Diwali, Divali, Deepavali e Deepawali.
A festa dura cinco dias no mês de Kartika, que no calendário gregoriano cai entre meados de outubro e meados de novembro e desta vez foi 24 de outubro.
Reconhecido pelos sikhs, jainistas, budistas e outras religiões populares na Índia, o festival das luzes também representa a “vitória espiritual da luz sobre as trevas e conhecimento sobre a ignorância.”
Desde os dias anteriores ao festival as pessoas limpam, renovam e decoram suas casas e locais de trabalho com diyas ou lamparinas a óleo e decorações rangolis ou desenhos artísticos coloridos.
As mulheres vestem elegantes saris de seda, crepe, chiffon e veludo, os homens vestem kurta e dhoti e os jovens vestem ternos de cores vivas chamados lehengas.
Frutos frescos ou secos, açúcar e maida ou pastas de farinha de trigo untadas com manteiga ou ghee são a base da pastelaria na folia, começando pela Banho matinal Abhyang Snan, com Ubtan e óleo perfumado.
O Presidente da Índia, Draupadi Murmu, o O vice-presidente Jagdeep Dhankhar e o O primeiro-ministro Narendra Modi saudou a nação por ocasião da Diwali.
Murmu disse que é uma ocasião para fortalecer a cooperação e a harmonia e desejou ao espírito de ajudar os mais desfavorecidos a crescer na mente das pessoas.
Na sua mensagem, o O vice-presidente Dhankhar disse que o Deepawali significa o advento do ideal de governo benigno e benevolente e esperava que ele trouxesse sabedoria, misericórdia, prosperidade e paz para a vida de todos.
O primeiro-ministro Narendra Modi desejou sua parte que este festival auspicioso encorajar o espírito de alegria e bem-estar na vida de todas as pessoas.
ymr/abm/ls