A homenagem, realizada na sede do Sindicato dos Jornalistas Cubanos (UPEC), contou com a presença da viúva da renomada editora, María del Carmen Marín, da primeira vice-presidente da UPEC, Rosa Miriam Elizalde, e de vários colegas e ex-alunos da Rius, que também foi professora.
Entre os participantes estavam José Martí, Juana Carrasco, Irma Cáceres, Manuel Guerrero, Pedro Martínez e Eduardo Yassel, vencedores do prêmio nacional de jornalismo.
Hugo honra o jornalismo cubano”, disse Pedro Martínez, que se referiu a ele como um homem de talento, com sua própria personalidade e estilo.
Martínez também transmitiu uma mensagem de Carlos Medina, correspondente da Rádio Habana Cuba em Montevidéu, que expressou sua gratidão ao jornalista da Prensa Latina, que morreu enquanto trabalhava como correspondente da agência na capital uruguaia.
O editor Roberto Molina, também colega da Rius, lembrou os altos valores humanos que ele possuía e como quando compartilhavam uma missão no Vietnã, os diplomatas e oficiais cubanos vinham até ele para pedir suas opiniões sobre diferentes questões.
Ele disse que Rius era apaixonado pelo trabalho da Ryszard Kapuściński e fez grandes contribuições para a educação das novas gerações, e é por isso que ele propôs nomear um dos espaços da Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana, sua outra etapa de desenvolvimento profissional, depois dele.
Juana Carrasco, por sua vez, descreveu o homenageado como um grande analista e destacou sua enorme ética, enquanto a professora María de los Ángeles González o valorizava como um grande amigo e um professor impecável.
A vice-presidente da UPEC, Rosa Miriam Elizalde, expressou a admiração de todos os seus ex-alunos por seu trabalho profissional e por ter testemunhado numerosos eventos históricos, incluindo reuniões com Ernesto Che Guevara.
Ela o descreveu como um homem de cultura ampla, que fez os jovens se apaixonarem pela profissão e foi um grande educador.
Ele lembrou suas contribuições ao portal Cubadebate, sua humildade e inteligência, bem como sua extraordinária sensibilidade pela profissão e por aqueles que dedicaram suas vidas ao jornalismo.
jha/kmg/glmv