A estação nacional de televisão al-Suriya transmitiu filmagens de soldados confrontados com um comboio de cinco veículos blindados pertencentes às tropas americanas que estão destacados na Síria sem o consentimento de seu governo ou a aprovação das Nações Unidas.
De acordo com a mídia, o incidente ocorreu na cidade de Al-Damkhieh al-Saghira onde as tropas do Pentágono foram expulsas da área e tiveram que voltar para seus enclaves.
Também foram realizados protestos nas aldeias de Hawayj Ziab e Hawayj Bousameh, e Um Madfee no leste de Deir Ezzor, onde os locais bloquearam as principais estradas com pneus e pedras em chamas, e cantaram slogans condenando a milícia SDF.
O agrupamento irregular de maioria curda domina a maior parte da região rica em petróleo da Al-Jazira da Síria e recebe armas, dinheiro e treinamento das forças de ocupação dos EUA.
As ações populares estão aumentando contra esta entidade ilegal devido ao ultraje popular por suas práticas criminosas contra o povo e sua subserviência aos Estados Unidos, bem como seu roubo do petróleo e das colheitas dos sírios.
Por outro lado, Washington continua a manter pelo menos 12 enclaves, principalmente nos campos de petróleo e gás, principalmente na região do al-Jazira (a leste do rio Eufrates).
Esta presença ilegal das tropas americanas, segundo alegações, incentiva a atividade terrorista e separatista e priva o povo de suas riquezas naturais, pois os militares americanos e seus grupos extremistas aliados continuam a saquear o trigo e o petróleo.
rgh/fm/glmv