Desde a semana passada, começou a chegada a Holguín de tecnologia moderna, destinada ao hospital provincial pediátrico Octavio de la Concepción de la Pedraja, à clínica cirúrgica Lucía Íñiguez Landín e ao hospital geral universitário Vladimir Ilich Lenin.
Até o momento, chegaram três das equipes, que já estão em cada um desses centros de atendimento, para sua posterior localização.
Yuritza Almaguer, especialista da Direção Provincial de Saúde (DPS) de Holguín, disse à imprensa que “a Empresa de Automação Integral, a Empresa de Construção e Montagem e Gases Industriais participarão na regulação, instalação eléctrica destes equipamentos e outras tarefas”.
Sobre o processo de investimento realizado nestes centros, Almaguer salientou que em “Lucía”, onde serão instaladas duas centrais geradoras de oxigênio, o valor previsto das obras civis ultrapassa os 1.500.000 pesos.
Com orçamento semelhante, se concluem as instalações em que ficarão as duas usinas do hospital Lenin, instituição que assume o Centro Territorial de Oncologia, a atividade gineco-obstétrica com a realização do maior número de partos do país; bem como outros serviços importantes de cuidados para os doentes críticos.
Segundo dados da DPS sobre o funcionamento da nova tecnologia, estes têm como matéria-prima o oxigênio do ambiente, que será convertido em medicamento e distribuído pelas redes de tubagens até às salas de internamento.
Além disso, as plantas têm capacidade para encher cilindros para aqueles locais onde não há tomadas de parede ou onde é necessário aumentar as posições dos leitos.
mem/mlp/hb