Ao informar na véspera, no Twitter, da sua presença neste encontro, o máximo representante da diplomacia da ilha anunciou que vai ratificar o compromisso do seu país com a unidade na diversidade frente aos grandes desafios comuns da região.
Ele também destacou que esta será uma oportunidade para discutir questões de interesse regional e continuar fortalecendo esse mecanismo de coordenação e integração política.
Os ministros dos 32 países da CELAC se reunirão hoje no Palácio San Martín, em Buenos Aires, Argentina, para discutir 15 linhas de ação, incluindo a recuperação econômica após a pandemia de Covid-19, a estratégia comum de saúde, o combate à corrupção e a segurança alimentar.
Também falarão sobre colaboração com parceiros extra-regionais, integração de infraestrutura, cooperação ambiental e melhoria da situação e das condições das mulheres nos países membros. O encontro visa renovar a associação estratégica, baseada em laços históricos, culturais e humanos, e estreitar laços para que as relações atinjam seu potencial máximo.
A Argentina ocupa a presidência pro tempore 2022 da CELAC.
jcm/evm/cm