Segundo fontes do Ministério das Relações Exteriores, o chefe da diplomacia espanhola participa neste encontro com a intenção de intensificar os laços entre as duas regiões, que partilham os mesmos interesses e estão comprometidas com os valores da democracia, do Estado de direito, da respeito pelos direitos humanos e multilateralismo.
Além disso, destacaram, há coincidência na determinação de resolver conflitos.
Albares também participará da reunião da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), na qual fará uso da palavra para detalhar essas ideias, que também transmitirá em uma intensa agenda de reuniões bilaterais que ocorrerão no marco da visita a Buenos Aires.
Na quinta-feira, 27 de outubro, o ministro intervirá na reunião UE-Celac que será inaugurada pelo presidente argentino, Alberto Fernández, e será encerrada pelo alto representante, Josep Borrell, juntamente com o chanceler argentino, Santiago Cafiero.
Albares também planeja manter encontros com o ministro argentino da Economia, Sergio Massa.
De acordo com a chancelaria espanhola, ele também conversará com a presidente da Câmara dos Deputados, Cecilia Moreau, bem como com os responsáveis pela Comissão de Relações Exteriores do Senado e grupos de amizade.
oda/ft/cm