No contexto da 39ª sessão da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), André trocou idéias com Rodríguez sobre cooperação mútua, especialmente em setores estratégicos como ciência, tecnologia e meio ambiente.
O Ministério das Relações Exteriores da Costa Rica informou em seu site que, para avançar neste propósito, as duas partes mostraram interesse em realizar a próxima reunião de consultas políticas em Havana no próximo ano.
Como parte de sua agenda de trabalho, o ministro das Relações Exteriores da Costa Rica também falou com Cafiero, a quem manifestou a intenção de seu país de fortalecer a colaboração com universidades argentinas em temas como Educação 4.0, segurança cibernética e inovação tecnológica.
Durante uma reunião com o novo Secretário Executivo da CEPAL, o argentino José Manuel Salazar, André lhe disse que a Costa Rica continuará a apoiar a organização regional a partir de uma de suas vice-presidências.
A CEPAL é um espaço privilegiado de diálogo político e de construção de consenso na região, com a participação de todos os atores”, disse o Ministro das Relações Exteriores da Costa Rica.
Falando na abertura da reunião na segunda-feira, André, presidente cessante do órgão da ONU, enfatizou a importância do multilateralismo para enfrentar os desafios que a região latino-americana enfrenta em tempos de recuperação econômica.
Ele disse que a área enfrenta grandes desafios para o desenvolvimento sustentável, incluindo a crescente desigualdade e pobreza, bem como a investida do crime organizado e do tráfico de drogas.
Ele também argumentou a importância de examinar as raízes da crescente onda migratória da América Latina e do Caribe, e de propor soluções de acordo com os compromissos internacionais e a tradição de solidariedade nesta área geográfica.
A cerimônia de encerramento da reunião de hoje da CEPAL, com sede permanente no Chile, foi precedida por uma reunião de ministros das relações exteriores e altas autoridades da região, que concordaram com a urgência de fortalecer os esforços para avançar em direção a uma integração que permita à América Latina e ao Caribe alcançar o estágio global com uma única voz.
rgh/mpv/glmv