O horário de verão no México estava em vigor desde 1996, mas sob grande pressão porque, segundo estudos, a maioria da população o rejeitava.
Por conveniência, está prevista uma exceção para que os municípios que têm uma fronteira com os Estados Unidos, uma faixa de cerca de 20 quilômetros, mantenham o fuso horário de verão de modo a não afetar o comércio com o vizinho do norte e permanecer no mesmo fuso horário.
O debate sobre a iniciativa do governo durou mais de 15 horas em três sessões intermináveis, mas no final o decreto foi aprovado em geral e em particular com 59 votos a favor, 29 contra e quatro abstenções.
A reforma, que entrará em vigor no dia 30 deste mês, estabelece o calendário para todo o país, com base nos diferentes fusos horários reconhecidos no território nacional e de acordo com os acordos alcançados na Conferência Internacional do Meridiano em 1884, que determinou o meridiano zero.
A opinião menciona que a alteração do relógio biológico está relacionada a múltiplos distúrbios psicoemocionais e biológicos sociais; por exemplo, no nível do sistema nervoso, pode ocorrer sonolência, irritabilidade, dificuldade na atenção, concentração e memória.
mem/lma/bm