Deste local onde Cristóvão Colombo chegou em solo cubano há 530 anos, Eduardo Ávila, diretor da Casa de Iberoamérica, convidou os participantes a se encontrarem no próximo ano para celebrar as três décadas deste centro, fundado para defender a identidade e as raízes latinas e ibero-americanas, ressaltou.
Ávila estendeu o convite aos amigos não só das nações que fazem parte da região, mas também daqueles fora dessas fronteiras, para desfrutar e compartilhar a cultura que une os povos.
O Festival Ibero-Americano de Cultura foi realizado pela primeira vez em 1993, por iniciativa do então Ministro da Cultura Armando Hart, tendo em vista o desenvolvimento das relações de Cuba com as nações da região.
Cayo Bariay está localizada no município de Rafael Freyre, a cerca de 37 quilômetros da cidade de Holguín, e tem cerca de 400 metros lineares de praia em forma de pequenas conchas de penhascos.
O local, agora Parque Nacional de Monumentos Bariay, apresenta um conjunto escultural dedicado ao encontro entre as duas culturas, com arcos neoclássicos representando a Europa ao lado de réplicas de artefatos aborígenes descobertos durante escavações arqueológicas.
O tema central do festival deste ano foi as três décadas de debate cultural em torno do encontro mútuo entre a Europa e a América em 1492.
oda/mlp/glmv