Numa contagem de três bolas e dois remates, sem saída no tabuleiro, Realmuto acertou uma linha soberana a 346 pés, por cima das vedações do campo direito, numa bola rápida de 150 km/h do destro Luis García.
Essa conexão serviu para fazer um retorno épico para os Phillies e sair na frente na série final, acordado à melhor de sete.
Para resumir, Houston marcou cinco corridas nas três primeiras entradas, quatro delas RBIs de Kyle Tucker, com um par de homers enormes para o campo direito do rival Aaron Nola.
Mas a história deu uma reviravolta e os Phillies conseguiram empatar o desafio marcando três corridas na quarta entrada e outras duas na quinta, esta última às custas do receptor e terceiro rebatedor Realmuto, o melhor jogador de sua equipe nos jogos decisivos.
Essas surras mútuas provocaram explosões de ambos os titulares, incluindo o craque de Houston Justin Verlander, que não conseguiu manter uma vantagem de 5 a 0 e reverter suas performances anteriores na World Series (ele teve seis derrotas sem vitórias nesses casos antes deste confronto), com eficácia 5.68.
Em seguida, o jogo entrou no xadrez de alívio, uma área onde os Astros foram extraordinariamente superiores aos Phillies, tanto na temporada regular quanto na pós-temporada, no entanto, o bullpen da Filadélfia estava impecável e os zeros se sucederam, após o outro até o décimo capítulo.
Nesse momento, Realmuto parou o tempo com o eletrizante home run, colocou sua equipe na frente e deixou o jogo visto para a sentença, embora no final seus melhores rebatedores tenham vindo para o Houston, ou seja, o cubano Yordan Álvarez, Alex Bregman e Tucker, terceiro, quarto e quinto em ordem. No entanto, o mais perto destro David Robertson jogou o fundo da décima entrada de forma sólida e com muita sorte (as eliminações incluíram Álvarez e Tucker) e manteve a liderança, ganhando um ponto por uma defesa (a vitória foi para o quarto aliviador Seranthony Domínguez).
Os Astros deixaram o empate na terceira base e a vitória na segunda nessa 10ª entrada.
Esta foi a primeira derrota de Houston na pós-temporada, depois de varrer o Seattle Mariners (3-0) e o New York Yankees (4-0), enquanto para o Philadelphia foi sua 10ª vitória -antes de apenas dois contratempos- nos playoffs.
Amanhã será disputado o segundo jogo das finais da Major League, no mesmo palco do Minute Maid Park, em Houston, com o duelo entre o destro Zach Wheeler para os visitantes e o canhoto Framber Valdés para os donos da casa.
Vale lembrar que Houston está em busca de sua segunda coroa na história, depois da conquistada – trapaça por meio de roubo ilegal de letreiros – em 2017, enquanto a Filadélfia busca seu terceiro troféu de monarca, depois dos conquistados em 1980 e 2008.
jha/yas/ml