As declarações da Suécia são boas, mas até que sejam implementadas, elas não são suficientes, Celik foi citado como dizendo pela SVT.
O anúncio veio pouco antes da visita do Primeiro Ministro sueco Ulf Kristersson à Türkiye, onde ele se encontrará com o Presidente Recep Tayyip Erdogan para tentar discutir a adesão do país nórdico ao bloco militar.
Durante a semana, o Secretário Geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, também deve viajar para Ancara para se encontrar com o presidente turco.
Erdogan expressou repetidamente sua exigência de extradição pela Suécia e Finlândia de 73 cidadãos que as autoridades locais consideram suspeitos de atividades terroristas e subversivas contra a Türkiye.
Somente após este requisito ter sido cumprido podemos falar da ratificação pela Türkiye do tratado de adesão dos dois países escandinavos à OTAN, Ancara enfatizou em mais de uma ocasião.
Por sua vez, o ministro sueco das Relações Exteriores Tobias Billström indicou que deveria ser mais fácil para o novo Gabinete de Ministros lidar com o assunto, pois ele tem uma posição diferente sobre o assunto.
A Suécia e a Finlândia solicitaram a adesão à aliança em 18 de maio, mas a Türkiye bloqueou imediatamente o processo de adesão, exigindo que os países nórdicos extraditassem pessoas acusadas de terrorismo e levantassem a proibição de fornecimento de armas para Ancara.
jcm/amp/bm