Lavrov explicou a Çavusoglu que só assim poderia ser discutida a retomada do tráfego de navios no âmbito do acordo de grãos, afirma a mensagem do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, divulgada nesta terça-feira.
As partes discutiram a situação em torno da ação terrorista cometida pela Ucrânia em 29 de outubro contra navios de guerra e civis em Sebastopol.
Durante a conversa, Lavrov enfatizou a necessidade da Ucrânia garantir que o corredor humanitário ucraniano e os portos designados para exportação de produtos agrícolas não sejam usados para ações de combate contra a Federação Russa.
Conforme indicado pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia, as partes concordaram que as Nações Unidas e os países ocidentais devem tomar medidas adicionais para implementar a parte do acordo de grãos “relativa aos fertilizantes e produtos agrícolas russos”.
Além disso, os ministros discutiram medidas para promover a estabilização no Sul do Cáucaso.
O Ministério da Defesa russo declarou em 29 de outubro que, devido a um ato terrorista cometido por Kyiv contra o porto de Sebastopol, o lado russo estava suspendendo sua participação na implementação de acordos sobre a exportação de produtos agrícolas dos portos ucranianos.
jcm/gfa/ls