A apresentação, que combina o talento de ambos os dançarinos, faz parte da programação do 27º Alicia Alonso International Ballet Festival, que acontece em Havana até 13 de novembro, com a presença de figuras de destaque de várias nações.
Considerada uma das artistas mais importantes da dança italiana, a estrela do Balé da Ópera de Roma será a terceira bailarina daquele país europeu a desempenhar o papel de Giselle com o Balé Nacional de Cuba, depois de Carla Fracci (1974) e Alessandra Ferri (1998), de acordo com o Balé da maior das Antilhas.
Nesta ocasião, os palcos da Sala Avellaneda do Teatro Nacional receberão o domínio de Hernández no papel do Duque da Silésia, Albert, para dar vida à coreografia da primeira bailarina assoluta, Alonso sobre o original de Jules Perrot e Jean Coralli.
O balé mais encenado do evento icônico – 85 apresentações em 24 festivais – contará com um artista premiado com o Prêmio Internacional de Dança Stefano Francia, que tem um amplo repertório de clássicos como o Lago dos Cisnes e a Bela Adormecida.
A edição atual do Festival oferece um novo olhar sobre Giselle com uma série de apresentações da russa María Kochetkova e do espanhol Joaquín de Luz, assim como da cubana Anette Delgado e do norueguês Ricardo Castellanos.
A 27ª edição do Festival é dedicada ao 74º aniversário da companhia cubana (BNC) e ao 79º aniversário da estreia da primeira bailarina assoluta Alicia Alonso com esta peça no American Ballet Theatre.
jcm/lbl/bm