Em sua conta no Twitter, o presidente destacou que “numa reunião marcada pela cordialidade e compreensão mútua, agradecemos ao deputado Massimiliano Smeriglio por toda a atividade em apoio a Cuba,” “que é muito importante para nós”.
Díaz-Canel recebeu Smeriglio no dia anterior no Palácio da Revolução, que se descreveu como amigo de Cuba.
Por sua vez, o presidente cubano destacou que “na medida em que cresce o número de pessoas no Parlamento Europeu que entendem a situação em Cuba, entendem a situação do bloqueio”, novos espaços serão abertos para as causas da o país caribenho, conforme informado pela Presidência.
Ele também expressou que Cuba é encorajada pela vontade de diálogo político, a fim de poder manter uma relação honesta, transparente e de discussão sobre essas questões nas quais, inclusive, podem existir opiniões divergentes.
O também Primeiro Secretário do Partido Comunista de Cuba ofereceu aos visitantes uma explicação detalhada do impacto negativo do bloqueio dos EUA por mais de seis décadas e sua intensificação nos últimos anos.
Durante sua estada na ilha, a delegação visitou centros educacionais e científicos, bairros e cidades desta capital e da província vizinha de Artemisa, que Smeriglio caracterizou como horas de contato “muito intensas e belas” com os cubanos.
Dadas as dificuldades que o país enfrenta, fundamentalmente por causa da guerra econômica de Washington, considerou que a atitude dos cubanos é “um exemplo contemporâneo de resistência, e sabemos o quão importante Cuba tem sido para os movimentos de libertação em todo o mundo e da latinoamérica. ”
mem/rc/ls