De acordo com o site oficial, o evento é dedicado, nesta ocasião, aos anos de divulgação e promoção da filmografia latino-americana e exibirá uma seleção de mais de 30 filmes que ganharam prêmios em eventos internacionais.
Consistente com sua abordagem fundacional da indústria cinematográfica cubana, o evento propõe uma aproximação com clássicos da ilha, como Retrato de Teresa (1979), do pastor Vega, e o filme feito em homenagem ao cineasta Adiós, Papi (Adeus, papai), de Aaron Vega Granados.
Também completando a seleção das maiores das Antilhas estão El Mayor, de Rigoberto López; Oscuros Amores, de Gerardo Chijona; Cuentos de un día más, uma obra coral coordenada por Fernando Pérez e Juan de los Muertos, de Alejandro Brugués, em homenagem ao ator Alexis Díaz de Villegas.
Da mesma forma, será apresentado o livro La historia del sobre amarillo, de Iván Giroud, espaço que fomentará o intercâmbio com Jerry Carlson, enquanto a programação do festival também propõe master classes, retrospectivas, mesas redondas, entre outras ações, detalha o site Cubacine.
A amostra cubana nas diferentes categorias em competição (ficção, documentário e curta-metragem), inclui os títulos La gente del documental, de Inti Herrera; El regreso de Nicanor, de Eduardo del Llano; Como soletrar amor, de Vega Granados e Gemini, de Orlando Mora.
Para a noite de abertura, o evento reservou o filme argentino El sustituto, de Diego Lerman, que ganhou a Concha de Prata para Melhor Atriz Coadjuvante (Renata Lerman), concedido pela Federação Internacional de Associações de Produtores de Filmes.
Enquanto isso, a cerimônia de encerramento estará a cargo do cubano Juan Pin Vilar e seu documentário La Habana de Fito, que reúne testemunhos de personalidades importantes da cultura ibero-americana, enquanto registra a realidade de Cuba através dos olhos do cantor argentino Fito Páez.
ro/lbl/bm