O responsável da Construção, Nguyen Thanh Nghi, vai continuar a responder esta sexta-feira às preocupações dos legisladores, que no dia anterior levantaram dúvidas sobre a planificação e gestão urbana e o tratamento das atividades de construção ilegais e não autorizadas.
Os deputados manifestaram também preocupações relacionadas com a gestão do mercado imobiliário e os problemas nas transações nesta área, bem como com na habitação social e no fornecimento de materiais para importantes projetos.
Em seu discurso, Thanh Nghi reconheceu que no que diz respeito à construção de casas para famílias pobres e de baixa renda, os resultados não correspondem ao planejado.
Até agora, apenas 7,8 milhões de metros quadrados de habitação social foram alcançados em todo o país, em comparação com os 12,5 milhões de metros quadrados necessários, disse o ministro à emissora de rádio A Voz do Vietnã.
O responsável da Construção considerou ainda que os ministérios e setores precisam de aperfeiçoar o ordenamento jurídico relacionado com esta questão para garantir o aumento da oferta.
É necessário alterar as leis de habitação, investimento e urbanismo juntamente com o sistema de regulamentação e normas pertinentes, bem como continuar a eliminar as dificuldades nos projetos em curso e apostar na efetiva implementação do plano previsto, sublinhou.
Na sessão parlamentar de ontem, foram também interrogados os ministros da Planificação e Investimento, Nguyen Chi Dung, dos Transportes, Nguyen Van Thang, e a Governadora do Banco Estatal do Vietnam, Nguyen Thi Hong.
Respondendo às preocupações dos deputados sobre a concessão de crédito imobiliário, Thi Hong explicou que a gestão do crédito deve ajudar a conter a inflação e estabilizar a macroeconomia.
Esse mercado deve mobilizar o capital através de diferentes canais, como o investimento direto, a bolsa, as obrigações das empresas e o orçamento do Estado, disse e esclareceu que o crédito é apenas uma das fontes de financiamento do setor imobiliário.
Além das preocupações com o setor da construção, os parlamentares vietnamitas vão abordar hoje, entre outros, questões relacionadas com a gestão do auditor-geral do Estado, acesso à informação, gestão de sites, recolha e venda ilegal de dados pessoais.
rgh/mpm/hb