O programa do filme inclui 12 filmes internacionais e três indianos representando tendências emergentes na estética e política da chamada sétima arte, disse a All India Radio.
Desde que o Golden Peacock foi premiado pela primeira vez no terceiro IFFI, ele tem sido um dos prêmios mais importantes na Ásia.
O júri encarregado de escolher o vencedor do prêmio é composto pelo escritor e diretor de cinema israelense Nadav Lapid, o produtor americano Jinko Gotoh, o editor de cinema francês Pascale Chavance, o documentarista francês Javier Angulo Barturen, o crítico de cinema e jornalista, e o diretor de cinema indiano Sudipto Sen.
Entre os filmes concorrentes deste ano estão o diretor polonês Krzysztof Zanussi’s Perfect Number, o diretor mexicano Carlos Eichelmann Kaiser’s Red Shoes, o drama iraniano No End e o filme Hindi Kashmir Files.
O Festival Internacional de Cinema da Índia foi fundado em 1952 e tem sido realizado anualmente no estado de Goa desde 1975.
Os prêmios disponíveis no evento são o Golden Peacock e o Silver Peacock, além de um prêmio em dinheiro de aproximadamente 80.000 USD.
O evento, organizado pelo Ministério da Informação e Radiodifusão da Índia e pelo Governo de Goa, reconhece as categorias de melhor ator, atriz, filme, diretor e o prêmio especial do júri.
jf/abm/bm