Scholz vai assim responder a um convite feito pelo primeiro-ministro Pham Minh Chinh, refere o comunicado, lembrando que ambas as nações estabeleceram relações diplomáticas em 23 de setembro de 1975 e elevaram os seus laços ao nível de associação estratégica bilateral em outubro de 2011.
A Alemanha é atualmente o décimo maior parceiro comercial do Vietnã na União Europeia (UE), enquanto o Vietnã é o principal parceiro dos alemães na região do Sudeste Asiático.
A própria fonte indicou que a cooperação bilateral se desenvolve nas áreas de investimento, educação, ciência, segurança e defesa, e que ambos os países colaboram na implementação do plano para a concretização da associação estratégica no período 2023-2024.
Durante a visita aqui, em setembro passado, do secretário de Estado do Ministério Federal Alemão para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Jochen Flasbarth, o vice-primeiro-ministro Pham Binh Minh destacou a importância que seu país atribui aos laços com aquela nação europeia. O Vietnã aguarda com expectativa a viagem do chanceler, Olaf Scholz, em novembro, pois espera-se que crie uma força motriz para o desenvolvimento das relações bilaterais, disse Binh Minh na época.
Ele também destacou que o valor do comércio bilateral ultrapassou os 10 bilhões de dólares no ano passado, um aumento de 11 por cento em relação a 2020, e destacou que atualmente mais de 300 empresas alemãs fazem negócios efetivamente nesta nação indochinesa.
mem/mpm/hb