O encontro retoma seu caráter anual, após uma pausa devido à pandemia de Covid-19, e terá como tema central as relações estratégicas para o desenvolvimento entre Cuba e Canadá, embora também haja conferências de caráter histórico, econômico e diplomático.
Da mesma forma, serão discutidas questões relacionadas ao mercado de turismo canadense para a nação caribenha, a promoção da cooperação, relações culturais e vulnerabilidades sociais em adolescentes e pessoas com deficiência.
Conforme explicou à Prensa Latina o presidente da Cátedra de Estudos do Canadá, Reynaldo Jiménez, este seminário é realizado para “compartilhar resultados de pesquisas, fortalecer as relações com as universidades daquele país do hemisfério norte, bem como identificar áreas comuns para desenvolver projetos de colaboração conjunta”.
O evento terá a duração de dois dias com a intervenção de estudiosos de diferentes instituições cubanas, e contará com a presença de Geoff Gartshore, embaixador canadense na ilha; Maday Alonso del Rivero Antigua, vice-reitora da Universidade de Havana e Marta Rosa Muñoz, diretora da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso-Cuba).
oda/adr/cm