Em declarações recentes à Prensa Latina, o autor indicou que a obra propõe um olhar sem preconceitos e fresco sobre a cidade, que se coloca acima das tensões associadas ao cotidiano, bem como a busca pela essência de seu mistério.
Novak destacou que a compilação dos 50 textos incluídos nesta edição faz parte dos quase 400 publicados em seu blog há vários anos.
Ele ressaltou que neles mostra uma perspectiva diferente da cidade por meio de detalhes que desencadearam introspecções excepcionais nela, transformadas em crônicas dirigidas a quem desconhece a realidade do havanês.
Como parte das comemorações dos 500 anos de Havana e dos 60 anos da fundação da Casa de las Américas, surgiu a ideia de convidar Dazra para transformar parte de seu site em livro, comentou a pesquisadora Caridad sobre o trabalho. o Centro de Estudos Literários da Casa de las Américas.
O escritor é autor de vários volumes de destaque e foi premiado em diversos concursos nacionais e internacionais, como o prêmio Ítalo Calvino (2020), com o romance Chérie.
ro/mml/ml