Segundo a Nature Medicine, as consequências incluem hospitalização, distúrbios pulmonares, danos ao coração, cérebro, sangue, sistemas músculo-esqueléticos e gastrointestinais e até mesmo a morte.
A reinfecção, alertou especialistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington nos Estados Unidos, também contribui para o diabetes, doenças renais e problemas de saúde mental.
Os cientistas apontam que as pessoas podem contrair o Covid-19 até três vezes apesar de terem adquirido anticorpos naturais após a primeira infecção, vacinações e reforços.
“A pesquisa mostrou que a contratação de uma segunda, terceira ou quarta infecção contribui para riscos adicionais à saúde”, os especialistas enfatizaram.
O estudo indica que o risco parece aumentar a cada infecção, portanto, se você já teve duas é melhor evitar uma terceira, e se você já teve três é aconselhável evitar uma quarta, os cientistas enfatizaram.
As pessoas com reinfecções Covid-19 tinham duas vezes mais probabilidade de morrer e três vezes mais probabilidade de serem hospitalizadas do que aquelas sem reinfecção.
“Eles também estavam três vezes e meia mais propensos a desenvolver problemas pulmonares, três vezes mais propensos a sofrer problemas cardíacos e 1,6 vezes mais propensos a experimentar problemas cerebrais do que os pacientes que uma vez foram infectados pelo vírus”, argumentaram os especialistas.
mem/joe/bm