Uma declaração da presidência egípcia disse que os dois dignitários realizaram uma conversa telefônica na qual pediram o aumento dos laços bilaterais.
De acordo com o texto, o anfitrião recebeu Lula, que está na cidade, localizada no noroeste da Península do Sinai, para participar da 27ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP27).
Durante a conversa, El Sisi destacou o desenvolvimento alcançado pelo gigante sul-americano. Lula também pediu o aumento dos laços entre os dois países e agradeceu a El Sisi por suas felicitações após sua vitória eleitoral. Os dois dignitários trocaram opiniões sobre questões de interesse comum, incluindo cooperação em várias esferas, bem como medidas para impulsionar a luta contra a mudança climática, dizia a mensagem.
Segundo relatórios, Lula falará na COP27 na quarta-feira e participará de uma conferência chamada Carta da Amazônia, uma agenda comum para a transição climática.
Em sua conta no Twitter, o presidente eleito brasileiro revelou que se encontrou com John Kerry e Xie Zhenhua, chefes das delegações americana e chinesa, respectivamente, que participaram da reunião.
oda/rob/bm