24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Aumento de Covid-19 em El Salvador com mais mortes

aumento-de-covid-19-em-el-salvador-com-mais-mortes

Aumento de Covid-19 em El Salvador com mais mortes

San Salvador, 18 nov (Prensa Latina) EL Salvador hoje enfrenta uma recuperação significativa de covid-19 com  mais de 200 casos por dia, de acordo com relatórios das autoridades de saúde.

Saímos de um período de confirmação de 30 casos por dia para ter, neste momento, 200 a 250 casos, disse Francisco Alabi, ministro da Saúde, em declarações ao canal 21, da televisão local.

Esta situação surgiu depois de as autoridades terem considerado, há algumas semanas, que o Covid-19 tornou-se uma doença endêmica, razão pela qual deixaram de relatar os dados diários dos afetados no País.

Desde setembro, os dados são revelados semanalmente no boletim epidemiológico, que é publicado com uma semana de atraso.

Na última semana relatada, 1º de novembro, foram registradas 411 novas infecções, um aumento de 138% a mais em relação à semana anterior.

Um dos problemas que os salvadorenhos enfrentam hoje é a falta de testes para detectar a doença, o que faz com que muitas pessoas voltem para casa depois de longas horas de espera sem triagem (testes), o que gera desconforto em quem se sente doente.

Tudo parece indicar que houve falta de previsão desde a demanda por testes para detecção da Covid-19 devido a um aumento de casos previsto a partir da terceira semana de outubro, pelo Institute of Health Measurements and Metrics, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e que especialistas em saúde aqui endossam.

Especialistas disseram que é a sexta onda da Covid-19, porque as consultas com testes positivos, começou a aumentar há duas semanas.

Nas últimas semanas, a situação tornou-se mais crítico quando muitas pessoas vão aos centros médicos do país afetadas por problemas respiratórios, como a gripe sazonal que afeta muitos salvadorenhos.

Dada a situação existente, o epidemiologista salvadorenho Wilfrido Clará disse que não reconhecer a sexta onda pode ter consequências relevantes para a saúde.

Especialistas indicaram que junto com o SARS-CoV2 estão circulando no país o Vírus Sincicial Respiratório e Influenza tipo A H2N3, ambos são condições semelhantes à gripe que podem ser complicadas em pessoas com doenças crônicas.

Além do aumento do número de doentes, houve também um aumento de óbitos e esta semana foram contabilizados quatro óbitos devido ao vírus, elevando para seis o número de óbitos em novembro, número que superou o de uma morte em outubro .

mv/lb/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES