“Esta especialidade é muito importante porque a maioria dos problemas de saúde está relacionada à psicologia, uma simples gripe traz alteração, irritação e deixa a pessoa sem vontade de interagir com seu ambiente”, disse Casal à Prensa Latina.
O estresse altera psicologicamente e pode danificar o coração, o fígado e até levar à isquemia, e podemos contribuir para melhorar esta situação, destacou Casal no contexto da IX Conferência Internacional de Psicologia da Saúde, que se conclui hoje no hotel Tryp Habana Libre, na capital.
Tudo isso também tem a ver com a personalidade de cada indivíduo, com seus padrões de comportamento e comportamentos ao longo da vida, disse Casal, professor consultor de psicologia da Universidade de Ciências Médicas em Havana.
O mundo em geral está de cabeça para baixo, e Cuba não escapa do estresse da vida cotidiana, nem do trabalho, e é aí que entra a Psicologia da Saúde, pois é importante que as pessoas tenham ferramentas psicológicas para lidar com ela de forma apropriada, desenhando experiências positivas para a vida.
O evento – que começou na quarta-feira – discutiu temas como bem-estar humano, qualidade de vida, violência, doenças degenerativas, sexualidade, distúrbios viciantes, religiosidade, terapias alternativas, neurociências, estresse, psico-oncologia, psicocardiologia, deficiências, psicanálise, esporte, emergências e desastres.
mv/joe/bm