O evento organizado pela Embaixada de Roma em Havana abre este ano com o seminário histórico sobre emigração italiana e presença na ilha, que prestará homenagem aos notáveis pesquisadores Fernando Ortiz e Domenico Capolongo, cujas contribuições revelaram o passado comum em ambos os lados do Oceano Atlântico.
Durante a conferência, será realizada uma série de palestras sobre técnicas italianas e iniciativas de restauração patrimonial, coordenadas pelos arquitetos Michelle Paradiso e René Gutiérrez, para promover a formação de profissionais que trabalham neste setor em Cuba.
Também promove sinergias com projetos cubanos apoiados pela cooperação italiana, como o laboratório de encadernação, liderado pelo falecido historiador Eusebio Leal, ao qual é prestada homenagem, além da apresentação dos resultados do Atlas do Patrimônio Histórico do município de Playa.
Nas artes cênicas, a Semana reserva o espetáculo de comédia Un italiano en La Habana, com artistas cubanos da Companhia de Teatro Musical e comediante convidado Paolo Pesce Nana, bem como a exposição da antologia Que no baje el telón, que representará o panorama do drama contemporâneo de Cuba e da Itália.
Por sua vez, o ciclo dedicado a grandes figuras da sétima arte naquele país reverencia o trabalho da atriz Monica Vitti com a exibição de mais de 10 filmes, a maioria guiada pelo cineasta Michelangelo Antonioni.
A retrospectiva, organizada pela Cinemateca de Cuba em colaboração com a sede diplomática europeia, inclui vários títulos estreados na ilha e, segundo seus gerentes, confirmará o talento e a versatilidade de Vitti.
Até 27 de novembro, o evento concentra-se em mais de 22 ações culturais que serão encerradas com uma mostra de vídeo mapeamento do artista visual napolitano Franz Cerani, a ser realizada no coração de Havana Velha.
jf/chm/bm