28 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Continuam tributos ao ativista argentino Hebe de Bonafini

Continuam tributos ao ativista argentino Hebe de Bonafini

Buenos Aires, 21 nov (Prensa Latina) A bandeira argentina é hasteada hoje a meia haste e as homenagens continuam a ser pagas ao presidente da Associação Mães da Praça de Maio, Hebe de Bonafini, que morreu aos 93 anos de idade.

Após uma vida dedicada à busca de justiça, verdade e defesa dos direitos humanos, o combatente contra os crimes da última ditadura civil-militar neste país (1976-1983) morreu no dia anterior, pouco depois de ter sido admitido devido a doenças crônicas.

Líderes, ministros, líderes de organizações sociais e políticas expressaram seu pesar pela morte da pessoa que é considerada um símbolo de resistência, e centenas de pessoas chegaram à Plaza de Mayo na chuva para prestar-lhe homenagem.

Os presidentes de Cuba, Miguel Díaz-Canel, Venezuela, Nicolás Maduro e Bolívia, Luis Arce; os ex-presidentes Evo Morales, Rafael Correa (Equador) e Dilma Rousseff (Brasil); o recém-eleito chefe de Estado do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; e inúmeras outras personalidades expressaram seu pesar e destacaram seu exemplo.

Aqueles que morrem pela vida não podem ser chamados de mortos. Em sua incansável luta, ela cruzou fronteiras e fez suas as exigências de todas as vítimas do horror das ditaduras militares, dos esquadrões da morte, da guerra suja e de outras formas brutais de violência, disse o Grupo Puebla em uma declaração.

Por sua vez, a Associação liderada por De Bonafini pediu uma marcha em sua homenagem na próxima quinta-feira e garantiu que Hebe permanecerá sempre na Praça, onde suas cinzas estarão em conformidade com seu pedido.

No domingo, o Presidente Alberto Fernández declarou três dias de luto nacional e destacou seus esforços para encontrar seus dois filhos e o resto das 30.000 pessoas que desapareceram durante a ditadura.

Quando a mídia ficou em silêncio diante das denúncias das vítimas do terrorismo de Estado, um grupo de mulheres enfrentou os genocidas que governavam o país. Hebe e as outras Mães colocaram o lenço branco em suas cabeças e se tornaram um símbolo de dignidade e coragem, de acordo com o decreto assinado pelo presidente.

Nas piores noites da Argentina, eles eram um farol de luz, mostrando que a escuridão não duraria para sempre. Diante de todas as tentativas de impor impunidade, eles nunca desistiram e sempre exigiram justiça, acrescenta ela.

jcm/gas/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES