Isso foi revelado por uma nova pesquisa nacional da Quinnipiac University, na qual 57% dos entrevistados rejeitaram a inscrição do nova-iorquino e 34% consideraram esse passo uma coisa boa.
A investigação citada pelo canal CNN constatou a maior oposição ao anúncio do ex-presidente entre os democratas, com 88 por cento vendo-o negativamente, enquanto entre os independentes foi de 58 por cento e os republicanos 27.
Outros resultados de pesquisas indicam que os conservadores estão abertos a uma candidatura à presidência do governador da Flórida, Ron DeSantis, que o estudo vê como uma ameaça real a Trump.
De fato, na pesquisa, seis em cada dez republicanos disseram que gostariam de ver DeSantis concorrer.
Quando questionados sobre quem preferiam ver vencer a candidatura do Partido Republicano em 2024, 44% escolheram o governador da Flórida, a mesma porcentagem que decidiu por Trump.
A análise da televisão conclui que Trump continua sendo o favorito nas fileiras simbolizadas pela cor vermelha, “mas seu controle sobre o partido e o país é claramente menor”.
Em meados deste mês, o ex-presidente notificou sua carreira para a Mansão Executiva, em meio ao andamento do Departamento de Justiça (DOJ) nas investigações sobre ele.
Esses estão focados em suas tentativas de permanecer no poder depois de perder a eleição de 2020 e seu suposto manuseio criminoso de registros do governo armazenados em sua mansão em Mar-a-Lago.
Na opinião de analistas, o anúncio antecipado de Trump pode ser um movimento para tentar impedir um impeachment.
Até o início desta semana, apenas um senador republicano, Tommy Tuberville, disse publicamente que apoiaria essa candidatura à Casa Branca, enquanto outros parlamentares estão céticos quanto às chances do magnata vencer as eleições.
Mesmo doadores bilionários regulares de fileiras conservadoras já especificaram que não financiarão a campanha de Trump.
Os meios de comunicação apontam que já existem provas suficientes para indiciar o DOJ, mas Trump, sempre que pode, nega ter feito algo errado.
jf/cgc / fav