23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Panamá, FAO e captação de água em escolas distritais (+Fotos)

Panamá, FAO e captação de água em escolas distritais (+Fotos)

Cidade do Panamá (Prensa Latina) Um sistema que permite aproveitar a água da chuva para fornecer o líquido vital está sendo implementado em escolas de regiões indígenas do Panamá, destacou uma fonte oficial da FAO.

Por Mario Hubert Garrido

Correspondente-chefe no Panamá

O responsável que atende a esfera agrícola na representação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) na Mesoamérica, Raixa Llauger, precisou que o projeto foi desenvolvido nos últimos três anos nesses territórios.

Llauger indicou que o chamado Sistema de Aproveitamento e Aproveitamento da Água da Chuva (Scall) foi um esforço conjunto que contou com a contribuição decisiva de instituições como o Ministério da Educação, com o apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Sobre o impacto desta iniciativa, o especialista comentou que após três anos de implementação, existem 15 sistemas de captação de águas pluviais, com os quais beneficiam 4.925 alunos, com acesso ao líquido vital puro e seguro, de forma sustentável.

Este sistema, acrescentou, tem uma vida útil entre 10 e 15 anos, com um investimento médio de 45 mil dólares cada.

PILARES DA DIETA SAUDÁVEL

Sobre a importância da água para a alimentação e o acesso equitativo a este recurso, o responsável explicou que a FAO insiste sempre que a água e os alimentos são pilares fundamentais de uma alimentação saudável.

Lembrou ainda que a prevenção e controlo da pandemia de Covid-19, com foco prioritário na higienização das mãos, depende em grande medida da redução das lacunas nestes serviços.

Nesse sentido, segundo a Prensa Latina, em linha com o Plano Nacional de Segurança Hídrica, as autoridades panamenhas recomendaram aumentar e integrar esforços para soluções viáveis e acessíveis em todas as regiões e territórios indígenas.

Além disso, solicitou-se a consideração de opções tecnológicas com potencial de aproveitamento da energia solar, ampla mobilização de recursos financeiros e fortalecimento de políticas públicas relacionadas a esse tema.

PRIORIDADE: ÁREAS VULNERÁVEIS

Essas políticas, disse ele, visam avançar em áreas vulneráveis em termos de segurança hídrica, alimentar e nutricional; também na resiliência climática e no alívio da pobreza.

As áreas incluídas na investigação, especificou, estão localizadas em áreas remotas e com restrições para alcançá-las, especialmente no inverno, quase sete meses e acessíveis apenas por via fluvial em pequenas embarcações.

Llauger também ilustrou que nessas áreas a população escolar – oscila entre 150 e 600 alunos e entre nove e 25 professores – passa a noite no campus durante o ano letivo.

Nesse sentido, a demanda de água foi calculada com uma provisão de 20 litros por dia por pessoa e, no caso dos professores estagiários, subiu para 50 litros por dia.

Com esta informação, as equipas das diversas entidades mencionadas determinaram que na maioria das escolas, a fonte mais adequada era a implantação de um Sistema de Aproveitamento e Aproveitamento de Águas Pluviais (Scall).

NOVO MÉTODO

Esse método, conhecido como sistema de captação de água, consiste em um projeto que permite a interceptação, coleta e armazenamento da água da chuva para uso e consumo humano.

O Scall é uma ótima alternativa para o setor escolar porque há potencial sabendo que o Panamá é o país com as maiores chuvas de toda a América Central, disse ele.

Esse sistema incorpora a captação de água da cobertura dos campi e com o uso de filtros especiais até que seja armazenada em reservatórios flexíveis com capacidade de 50.000 litros onde a água é clorada.

Em seguida, o líquido é bombeado para tanques elevados e de lá por gravidade para as cozinhas e banheiros das escolas.

Para consumo humano, a água é purificada em três etapas de filtração com filtros de areia, carvão ativado e poliéster, e depois desinfetada para erradicar bactérias e microrganismos.

A água é então engarrafada em jarros de cinco galões e fornecida através de distribuidores, acrescentou.

No total, as escolas que recebem esses benefícios têm capacidade de armazenamento de 35.000 a 100.000 litros de água, o que equivale ao consumo de cerca de 23 dias.

PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL

Este 2022, sublinhou, a FAO, no âmbito da agenda que está a levar a cabo nesta matéria e no âmbito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), continuará o trabalho de gestão da água em todas as vertentes.

A ideia é garantir água potável e saneamento para todos, gestão sustentável dos recursos hídricos, sistemas integrados de governança da água, águas residuais e ecossistemas, adaptação às mudanças climáticas.

No Panamá, concluiu, fechamos essa iniciativa, deixando o diagnóstico da situação do estado para a pasta da Educação. ou água nos distritos de NgÃñbe Buglé, Emberá Wounaan e Guna Yala, e o desenho de mais 17 escolas para aplicar este sistema.

Além disso, há um documento para negociar a busca de mobilização de novos recursos para o futuro.

arb/ga/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES