Segundo os organizadores, durante nove dias o evento espera reunir pelo menos 800 mil pessoas em torno de 620 apresentações de livros, além de diversas propostas literárias, acadêmicas e científicas que acontecerão no recinto da feira, bem como em diversos municípios do estado de Jalisco, no oeste do país.
As atividades começarão com a entrega do Prémio FIL 2022 de Literatura em Línguas Românicas ao poeta romeno Mircea Cartarescu e decorrerão até 4 de dezembro com uma oferta de 400.000 títulos de 1.500 editoras de 34 países, que serão exibidos no centro de convenções Expo Guadalajara.
Por sua vez, o cantor espanhol Miguel Bosé apresentará seu livro Secret History of My Best Songs, o cubano Leonardo Padura comentará seu novo romance Decent People e o historiador Enrique Krauze lançará sua obra Spinoza no Parque México. Vários prêmios serão entregues na FIL, como o Prêmio de Literaturas Indígenas da América ao escritor de língua maia Luis Canché, o Prêmio Sor Juana Inés de la Cruz à mexicana Daniela Tarazona e o Prêmio SM Ibero-Americano de A Literatura Infantil e Juvenil será recebida pelo cubano Antonio Rodríguez.
ro/mml/yap/ml