Em seu perfil no Twitter, o presidente cubano garantiu que durante sua visita de trabalho à Argélia, Turquia, Rússia e China, encontrou receptividade, apoio e cooperação.
Díaz-Canel anexou à sua mensagem naquela rede social um link para o site da Presidência, que publicou recentes declarações do ministro de Energia e Minas, Vicente de la O, após o retorno à ilha da delegação do governo, da qual fazia parte.
O responsável qualificou como exitosas as conferências que possibilitaram acordos e tomadas de decisão com impacto naquele sector, e na economia da ilha.
Sempre que falamos em Sistema Eletroenergético Nacional, pensamos apenas em usinas termelétricas, mas é muito mais do que isso, afirmou De la O, que resumiu alguns dos principais acordos assinados nas diversas nações, para amenizar a complexa situação da geração de eletricidade na ilha.
No caso da Argélia, disse, entre as ações apresentadas pelo presidente Abdelmajid Tebboune está a restituição de um abastecimento estável de combustível à nação caribenha para abastecer usinas elétricas, e mencionou a doação de um parque fotovoltaico.
Por sua vez, na Rússia também discutiram o assunto, a partir de temas como o embarque de combustíveis, energia renovável e operação de usinas termelétricas e, quanto aos resultados na Turquia, relembraram as usinas flutuantes para geração de eletricidade.
Ele também destacou que na China foram especificadas iniciativas para a retomada de parques fotovoltaicos, parados por falta de financiamento; bem como a análise e flexibilização das condições de pagamento e a continuidade dos investimentos.
Agora cabe-nos com as nossas embaixadas, especialistas e técnicos, concretizar todos estes acordos o mais rapidamente possível, disse o governante.
mem/evm/hb