25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba valoriza inscrição de saberes de mestres do rum em patrimônio

Cuba valoriza inscrição de saberes de mestres do rum em patrimônio

Rabat, 30 nov (Prensa Latina) O embaixador de Cuba na UNESCO , Yahima Esquivel, e representantes do Movimento dos Mestres do Rum Claro da ilha agradeceram hoje a inscrição dos conhecimentos desses especialistas no Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Este é um momento de especial emoção, afirmou o diplomata, momentos depois de o Comité Intergovernamental para o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ter apoiado nesta capital a candidatura de um elemento que faz parte da identidade de Cuba e reflete a prática social do conhecimento transmitido de geração em geração .

Esquivel reconheceu o trabalho de vários atores, como o órgão de avaliação de propostas de enriquecimento do patrimônio mundial, o Secretariado da UNESCO e o Comitê formado por 24 Estados membros da entidade multilateral, grupo de trabalho que aqui se reúne entre 28 de novembro e 3 de dezembro em sua décima sétima sessão.

“Obrigado por nos permitir abrir este tópico sobre um elemento fundamental para a cultura cubana, a nação e a comunidade anfitriã”, enfatizou.

O embaixador transmitiu ao fórum organizado pelo Marrocos uma mensagem de agradecimento do povo e do governo da nação antilhana, e considerou os dois dias de debates em torno da candidatura “O Conhecimento dos Mestres do Rum Claro Cubano” uma importante referência no trabalho futuro do Comitê. Por sua vez, os primeiros mestres do Rum Juan Carlos González e César Martí destacaram a inscrição em nome de seus colegas e aproveitaram o momento de alegria para recordar aqueles que os precederam na missão de perpetuar o sabor líquido do cubano.

“É uma honra para nós estar aqui, onde chegamos graças à sabedoria de mestres que, desde o final do século XIX, foram capazes de criar, preservar, enriquecer e transmitir esse legado cultural”, disse Martí.

Segundo o especialista, a sétima e oitava gerações de guardiães de saberes peculiares assumem atualmente o desafio de serem fiéis transmissores e defensores da cultura, “para que ela continue a fazer parte primorosa das tradições do povo cubano”.

A presença da bandeira da estrela solitária na sessão e o cumprimento de outras delegações proporcionaram momentos de muita alegria e emoção, que interromperam por alguns minutos o árduo trabalho do Comitê, que está analisando mais de 50 candidaturas para engrossar o Patrimônio Cultural Imaterial da humanidade.

mem /wmr/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES