Al Rayyan, Catar, 3 dez (Prensa Latina) A Holanda tentará hoje uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022 no Catar, quando enfrentará os Estados Unidos na partida pelas oitavas de final.
Os holandeses, líderes do grupo A, venceram duas partidas na fase de grupos e empataram outra, e esperam recuperar as sensações perdidas na Rússia 2018 para reviver uma final de evento universal como fizeram contra a Espanha em 2010.
Cody Gapko com três golos e Davy Klaassen destacam-se na seleção europeia juntamente com Frenkie de Jong, eleito o melhor jogador nos três jogos pelas tulipas.
Apesar de estar há 16 jogos sem perder na fase de grupos dos últimos Mundiais e de ter algumas das revelações do torneio de Gakpo, o plantel liderado por Louis Van Gaal não convence inteiramente.
Os EEUU, por sua vez, se classificaram na segunda colocação do grupo B, atrás da Inglaterra, com cinco pontos e uma vitória sobre o Irã na última rodada. O elenco americano fez uma primeira instância aceitável e deixou Irã e País de Gales na estrada.
Com jogadores da estatura de Christian Pulisic, Timothy Weah, Weston McKennie e Tyler Adams, os pupilos de Gregg Berhalter têm argumentos suficientes para lutar contra a Holanda e conseguir chegar às quartas de final.
Yunus Musah, do espanhol Valencia, e Serginho Dest, do italiano Inter de Milão, voltam a apontar para o onze inicial, com Josh Sargent (inglês Norwich) de fora por lesão.
Desde o terceiro lugar na primeira competição universal, o Uruguai 1930, o melhor resultado conquistado pelos americanos são as quartas de final do torneio Coreia do Sul-Japão 2002.
Este sábado podem igualar se surpreenderem os holandeses, tricampeões mundiais, que querem deixar para trás a condição de candidatos ao título e confirmar a sua candidatura ao sucesso.
As duas equipes já se enfrentaram cinco vezes, todas de forma amistosa. Quatro deles de 1998 a 2010 e favoráveis à Laranja Mecânica. A outra partida foi disputada em junho de 2015 e foi vencida pelos americanos por 4 a 3.
Os especialistas esperam um confronto equilibrado, entre duas equipas que gostam de partir para o ataque, mais ou menos diretamente, ainda que com algum favoritismo dos holandeses.
Além disso, a Argentina, primeira do grupo B, enfrentará hoje a Austrália, segunda do A, no estádio Ahmad Bin Ali, de olho nas quartas de final.
ro/am/ans
PL-5
2022-12-03T00:11:23