23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula se encontra no Brasil com assessor de Segurança dos EEUU

Lula jake sullivan

Lula se encontra no Brasil com assessor de Segurança dos EEUU

Brasília, 5 dez (Prensa Latina) O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, receberá e conversará hoje nesta capital com o assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan.

Além de tratar de assuntos de interesse dos dois países, Lula e Sullivan devem acertar os detalhes da visita do fundador do Partido dos Trabalhadores à nação do Norte.

A viagem de Lula aos Estados Unidos ainda não tem data marcada, mas pode acontecer após a formatura (certificar sua vitória nas urnas) pelo Tribunal Superior Eleitoral, marcada para 12 de dezembro.

Durante entrevista na sexta-feira, o governante eleito anunciou que, em encontro confirmado com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai falar sobre democracia e dizer que não há necessidade de guerra na Ucrânia.

Segundo o portal G1, eles também devem discutir a relação bilateral, já que os dois têm “muito o que conversar” porque Estados Unidos e Brasil “sofrem de uma carência democrática”, por conta dos esforços do líder derrotado, o republicano Donald Trump., e o de extrema-direita Jair Bolsonaro.

Em nota, o governo dos Estados Unidos informou que o assessor de Biden vai discutir a relação entre os países e formas de trabalhar juntos em áreas como segurança alimentar, inclusão, migração, democracia e combate às mudanças climáticas.

Ele também especificou que os encontros seguem a ligação que Biden fez com Lula após a vitória eleitoral, em que o democrata prometeu manter os canais de comunicação abertos durante a transição de governo.

A Casa Branca confirmou na sexta-feira o encontro do assessor de Biden com Lula, mas não citou Bolsonaro.

“Sullivan se reunirá com o secretário de Assuntos Estratégicos do Brasil, almirante Flávio Rocha, o presidente eleito Lula da Silva e o senador Jaques Wagner”, corroborou em mensagem a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Adrienne Watson.

Admirador de Trump, o ex-capitão do Exército demorou 30 dias para reconhecer o sucesso eleitoral de Biden em 2020, um dos maiores erros diplomáticos cometidos por ele e que distanciou o Brasil de seu segundo maior parceiro comercial, alerta o jornal Correio Braziliense.

Após ser derrotado por Lula no segundo turno do sufrágio, em 30 de outubro, Bolsonaro ainda não cumprimentou o presidente eleito e desde então adota o isolamento e o silêncio.

jcm/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES