23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Grande Barreira de Coral pode ser considerada patrimônio em perigo

Grande Barreira de Coral pode ser considerada patrimônio em perigo

Canberra, 6 dez (Prensa Latina) A Grande Barreira de Corais deve ser incluída na lista de Patrimônio Mundial em Perigo devido aos terríveis danos causados hoje pela mudança climática, garantiram duas organizações internacionais.

Especialistas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) especificaram que a Grande Barreira de Coral, como também é chamada, está em sério perigo devido ao branqueamento de seus corais e devido ao impacto climático que vem sofrendo há vários anos.

O maior recife de coral que existe na Terra, localizado na Oceania, no nordeste da Austrália, foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1981, mas desde 2010 o Comitê do Patrimônio Mundial não deixou de expressar sua preocupação com o estado em que esse ecossistema se encontra.

É um lugar mágico, com 2.300 quilômetros de extensão, que abriga três mil recifes de corais individuais e um número incalculável de espécies, tornando-se um impressionante ecossistema de apenas 10.000 anos.

Tanto a Unesco quanto a IUCN em 2013 estavam prestes a incluí-lo em sua lista de Sítios do Patrimônio Mundial em Perigo, mas decidiram não fazê-lo antes da adoção do Plano Reef 2050 em 2015, por meio do qual a Austrália decretou algumas diretrizes de trabalho para a conservação da Grande Barreira de Coral.

O biólogo marinho Terry Hughes, reconhecido por suas pesquisas sobre o branqueamento global de corais, comentou que mais de cinco anos se passaram desde a adoção desse programa e nenhum sucesso foi alcançado nos objetivos traçados para demonstrar a melhoria desse ecossistema.

Outros especialistas asseguram que o referido plano não implementou os propósitos e estratégias necessárias para combater as mudanças climáticas, especialmente no que se refere à pesca e à qualidade de suas águas.

Diferentes estudos indicam a deterioração deste recife, devido ao aumento da temperatura do mar e à diminuição da qualidade das suas águas causada pela poluição, elementos que aceleram a morte deste impressionante ecossistema.

Devido à ocorrência de quatro grandes eventos de branqueamento na Grande Barreira de Corais em um período de menos de 20 anos (em 1998, 2002, 2016 e 2017), já se observa um rápido declínio dos corais e uma mudança na mistura de espécies, afirmou Hughes.

A solução para salvar os corais envolve reduzir urgentemente as emissões de gases de efeito estufa para torná-los mais resistentes à ameaça do aquecimento global, disseram especialistas da Unesco e da UICN.

lam/crc/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES