25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China lidará com demandas comerciais da UE com cuidado

china-comercio-ext

China lidará com demandas comerciais da UE com cuidado

Beijing, 8 de dez (Prensa Latina) Uma autoridade chinesa disse hoje que as preocupações levantadas pela União Europeia (UE) em dois processos movidos na Organização Mundial do Comércio (OMC) serão tratadas adequadamente, mas também protegerão seus interesses e legitimarão direitos.

O Ministério do Comércio comentou em nota que Beijing lamenta a decisão do bloco de prosseguir com essas disputas e deu garantias sobre o respeito do país às leis internacionais do setor.

Ele acrescentou que a China conduz seus negócios de acordo com as regras, fortalece cada vez mais a proteção dos direitos de propriedade intelectual e se esforça para fornecer um bom ambiente para negócios e inovação.

As declarações do ministério seguem-se ao pedido feito esta quarta-feira pela UE à OMC para a criação dos painéis que vão ficar encarregados de processar duas disputas comerciais com o gigante asiático.

Uma das reivindicações tem a ver com as restrições que a China impôs em dezembro de 2021 às exportações da Lituânia e de produtos da UE com componentes daquele país.

Enquanto isso, o segundo está relacionado a patentes no setor de alta tecnologia.

China e Lituânia vivem fortes tensões desde julho do ano devido ao estabelecimento de um escritório taiwanês naquele território e se agravaram quando Beijing rebaixou suas relações diplomáticas com Vilnius ao nível de encarregado de negócios.

Em meio à controvérsia, a Lituânia retirou toda a sua equipe diplomática daqui em dezembro, citando preocupações de segurança e também a proibição de cidadãos nativos trabalharem na embaixada.

Ele também acusou a China de coerção econômica e foi então que a União Europeia apresentou uma queixa na OMC.

O estado do leste negou todos esses argumentos e os descreveu como alegações forjadas.

Por outro lado, as relações entre a China e a UE também enfrentam atritos devido a mudanças na política de Bruxelas em relação a Beijing, com muitos dos seus parceiros a favor da redução da dependência deste mercado.

jf/ymr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES