Vamos lutar pela harmonia e prosperidade em cada parte da nação, e precisamos do apoio de todos os cidadãos, declarou ele na celebração central do 17º Dia das Nações, Nacionalidades e Povos.
A cerimônia foi realizada em Hawassa, a capital do Estado de Sidama, localizada às margens do Lago Sidama, no Vale do Grande Rift, cerca de 273 quilômetros ao sul de Sidama.
Segundo Ahmed, a nação está em processo de crescimento, apesar dos obstáculos nacionais e internacionais díspares, e os desafios encontrados pelo caminho não devem desencorajar a população.
Aqueles que conspiram para promover o conflito e nos destruir não descansarão, portanto todos os etíopes têm a responsabilidade de trabalhar diligentemente pela paz e unidade, ele reiterou no evento transmitido nas estações locais de rádio e televisão.
Os eternos inimigos do país, disse ele, deveriam entender que não podem derrotar a Etiópia, que suas conspirações para dividir os etíopes fracassaram, que somos mais fortes porque a geração atual é clemente e inclusiva.
Reforçaremos os esforços para nos tornarmos o centro, o orgulho e o destino do continente. Devemos trabalhar para entregar à próxima geração o melhor da Etiópia, que é o coração da África, disse ele. Sob o tema “Unidade Nacional pela Paz Sustentável”, o 17º Dia das Nações, Nacionalidades e Povos é celebrado em todos os estados regionais.
No dia anterior, numa mensagem semelhante ao seu discurso Hawassa, o primeiro-ministro apelou ao respeito por todas as diferenças culturais, étnicas e religiosas, com o objetivo de transformá-las em bases para fortalecer a unidade da Etiópia.
mem/raj/bm