Durante a reunião, ambos os lados afirmaram seu interesse em fortalecer os laços entre os dois povos e concordaram em realizar uma reunião em breve em Beirute para o Comitê Superior Conjunto Libanês-Iraquiano, no contexto da próxima visita do Primeiro Ministro Al-Sudani.
Conforme divulgado pela conta do governo libanês no Twitter, na ocasião, o chefe iraquiano renovou a continuidade da cooperação para abastecer a nação de cedros com petróleo de acordo com acordos previamente estipulados.
A agenda do chefe de gabinete interino libanês antes de sua participação na cúpula árabe-chinês organizada pelo Reino para esta tarde incluiu conversações com Ayman Abdel Rahma, primeiro-ministro da Argélia.
No diálogo, as duas partes encerraram o debate sobre os temas discutidos na Cúpula Argel, em outubro passado.
Participaram do encontro membros da delegação libanesa, enquanto pelo lado argelino participaram os ministros Ahmed Zagdar, da Indústria, e Kamal Razik, do Comércio.
Miqati chegou a Riad ontem à noite em resposta ao convite do rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, que destacou o impacto positivo do encontro para os países da região e do mundo.
O primeiro-ministro libanês, Miqati, viajou acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Abdullah Bou Habib; bem como pelos titulares Youssef Al-Khalil, de Finanças e George Boushikian, de Indústria.
A delegação oficial libanesa é composta pelo ex-ministro Nicolas Nahas, o embaixador no Egito e na Liga Árabe, Ali Al-Halabi, e a chefe da missão diplomática na República Popular da China, Melia Jabbour.
A convocação da cimeira surgiu à luz do que foi acordado durante a nona sessão da reunião ministerial do Fórum de Cooperação Árabe-China e será chefiada pelo presidente Xi Jinping, em visita oficial à Arábia Saudita.
jcm/yma/ls