A gala da 35ª edição dos European Awards espera cerca de 1.200 convidados e contará com a participação da Orquestra Sinfónica da Islândia, da cantora gronelandesa Nukâka Coster-Waldau, bem como da banda de música eletrónica da nação nórdica GusGus, indicou a instituição em sua conta na rede social Twitter.
Entre os candidatos aos prêmios, destaca-se o filme Alcarras, da cineasta espanhola Carla Simón, que concorre na categoria de Melhor Filme do Ano, representa seu país no Oscar, nos Estados Unidos, e opta por 11 estatuetas nos Prêmios Goya, da Espanha.
O filme concorre ao lado de Triângulo da Tristeza, da Suécia, da produção franco-belga Close, do austríaco-alemão Corsage e do dinamarquês-alemão Holy Spider, enquanto o filme El buen patrón, do cineasta espanhol Fernando León de Aranoa, concorre ao prêmio de Melhor Comédia com o segredo policial islandês, de Hannes þór Halldórsson, e o francês La fratura, de Catherine Corsini.
Este sábado serão atribuídos prémios em 16 categorias, entre elas o melhor documentário, a melhor curta ou a correspondente à temática do cinema sobre ambiente, patrocinada pela Comissão Europeia.
ro/mml/yap/ml