25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Uma missa em El Salvador pelas vítimas de El Mozote

Uma missa em El Salvador pelas vítimas de El Mozote

Por Luis Beaton

San Salvador, 11 dez (Prensa Latina) Familiares de vítimas do massacre de El Mozote, sobreviventes e organizações de direitos humanos participaram de uma missa nesta cidade para pedir o fim da impunidade e justiça para os mortos.

Neste sábado, o massacre mais sangrento ocorrido na história moderna da América Latina foi lembrado em El Mozote, onde integrantes do batalhão Atlacatl banharam de sangue o campo salvadorenho.

As provas estão aí mas segundo testemunhas o silêncio torna-se cúmplice da impunidade. “Os que estavam lá não tinham armas. Eram só mulheres, crianças e idosos!”, disse uma testemunha de um batalhão em 2019. “Eu não denunciei isso antes porque, se o fizesse, eles me matariam”, disse outro.

Em um acontecimento inédito, dois ex-soldados do Batalhão Atlacatl admitiram, 38 anos depois, terem participado de uma operação de extermínio da população civil. Os dois ex-soldados compareceram ao julgamento da chacina, para colaborar com o Ministério Público contra os militares acusados de planejar e dirigir a operação.

As provas estão aí. Enquanto são mais os que pedem à juíza que conduz o processo, Mirtala Portillo, e ao procurador-geral Rodolgo Delgado, que avancem e abram caminho à justiça.

O tempo não apagará os vestígios deixados pela operação militar que em dezembro de 1981 vitimou 989 pessoas, incluindo mais de 500 crianças.

Justiça e não impunidade são palavras ouvidas no Tribunal de Instrução de San Francisco Gotera.

Os culpados também estão em outro país porque os militares estadunidenses aconselharam o Batalhão Atlacatl e o uso de fuzis M 16, conforme descrito pelas pesquisas balísticas realizadas em El Mozote, mostram a cumplicidade dos Estados Unidos, hoje autonomeado juiz de direitos humanos no mundo.

Eram apenas mulheres, crianças e idosos!, será uma frase que se ouvirá nas missas, atos de memória tanto em El Mozote quanto na próxima segunda-feira na comunidade de La Joya, onde haverá uma missa e um passeio do monumento em homenagem às vítimas.

A memória de tanta tragédia contempla também a entrega, no dia 13 de dezembro, pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de 11 ossos a familiares das vítimas do massacre, que serão sepultados no dia 14 de dezembro.

Agora, no 41º aniversário do massacre em El Mozote e lugares próximos, os familiares das vítimas, sobreviventes e organizações de direitos humanos ainda esperam por justiça do Estado e o fim da impunidade dos crimes de guerra.

mem/lb/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES