23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Trump na corda bamba por investigações nos EUA

Trump na corda bamba por investigações nos EUA

Washington, 14 dez (Prensa Latina) O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (2017-2021), caminha hoje na corda bamba devido ao risco jurídico e político de que o Departamento de Justiça (DOJ) decida acusá-lo pelo avanço de seu pesquisar.

O republicano está no centro das investigações daquele órgão governamental por suas supostas tentativas de frustrar a passagem ao poder do vencedor das eleições de 2020, Joe Biden, tendo como ponto de inflexão, o assalto ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, e a retenção de documentos sigilosos em sua mansão Mar-a-Lago, mais de um ano depois de deixar o Salão Oval.

De acordo com uma análise da CNN, atualmente não há indicação de que haverá uma acusação, mas “prevalece a sensação de que Trump está se aproximando de um momento de máximo perigo legal”.

A rede explica que há suspeitas de uma investigação cada vez mais agressiva do procurador especial Jack Smith, bem como a realidade de um calendário que oferece tempo limitado, já que em novembro o ex-presidente lançou sua candidatura à reeleição e eventuais acusações devem ser feitas antes que a campanha de 2024 esteja em pleno andamento.

Trump também pode estar preocupado com o fato de que em 21 de dezembro o comitê da Câmara dos Deputados que investiga o ataque de 6 de janeiro publicará seu relatório final, com depoimentos e outras evidências sobre os distúrbios, e até disse que colaborará com o DOJ em suas investigações.

Reportagens recentes da imprensa indicaram que Smith está acelerando a investigação, e sua equipe citou o secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, a quem o então presidente ligou para convencê-lo a “encontrar” votos suficientes para anular a vitória de Biden no estado, em 2020.

O promotor também convocou o ex-assessor de Trump, Stephen Miller, e dois ex-estrategistas jurídicos da Casa Branca.

Para Preet Bharara, ex-advogado do Distrito Sul de Nova York, a nomeação de Smith para liderar as investigações sobre o magnata e a formação de uma equipe experiente representam más notícias para Trump.

“Não acho que eles teriam deixado seus antigos cargos, tanto no governo quanto na prática privada, a menos que houvesse uma possibilidade séria de que o Departamento de Justiça estivesse a caminho de processar. E acho que isso acontecerá em um mês”, disse.

Segundo reportagem do jornal The Hill, há provas suficientes para indiciar o ex-presidente, e entre os crimes que ele pode ter cometido estão aliciamento para fraude eleitoral, violação das leis RICO (com penas de extorsão), Espionagem e Obstrução de justiça.

Na opinião dos juristas, das duas investigações do DOJ, a dos arquivos sigilosos pode andar mais rápido, depois de várias tentativas fracassadas de Trump na Justiça de atrasá-la.

Entretanto, o republicano nega qualquer irregularidade, sugeriu que a nomeação de um procurador especial teve motivação política e recusou-se a colaborar com as investigações.

Como aponta a CNN, qualquer decisão de indiciar o nova-iorquino desencadearia uma furiosa reação política e, como o movimento de apoio ao ex-presidente já mostrou que ele vê a violência como uma ferramenta legítima, as coisas podem ficar especialmente perigosas.

jha/cgc/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES