Através de seu perfil na rede social Twitter, o Ministério das Relações Exteriores deste país lembrou que este dia marca o 57º aniversário da Resolução 2065 da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU).
Neste documento, a AGNU reconhece a existência de uma disputa entre a Argentina e o Reino Unido sobre esses territórios e insta ambos os Estados a negociar a fim de encontrar uma solução pacífica para a disputa.
Além disso, aponta que a presença britânica nas ilhas é uma forma de colonialismo que deve ser interrompida.
Também exorta ao respeito pela resolução 1514, que observa que qualquer tentativa de minar a unidade e integridade territorial de um país é incompatível com os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas e compromete a paz e a cooperação mundial. Em vários fóruns internacionais, o governo argentino expressou sua disposição de restabelecer o diálogo sobre o assunto, mas Londres se recusa a sentar-se à mesa de negociações.
Por outro lado, Buenos Aires denunciou os exercícios constantes realizados pelas forças militares britânicas nas ilhas, o que considera um perigo para a estabilidade regional.
mem/gas/bm