5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba reconhece passo para fortalecer convenção contra armas biológica

onu-300x225

Cuba reconhece passo para fortalecer convenção contra armas biológica

Genebra, 16 de dez (Prensa Latina) Cuba considerou hoje um passo modesto, mas tangível para o fortalecimento da Convenção de Armas Biológicas, os resultados da nona Conferência de Revisão desse instrumento internacional, um fórum que culminou aqui.

Ao discursar no encerramento do evento que durou três semanas, o chefe da delegação da ilha, Rodolfo Benítez, destacou a criação de um grupo de trabalho encarregado de desenvolver medidas específicas para fortalecer a Convenção, incluindo ações de verificação legal vinculativas.

O diretor-geral de Assuntos Multilaterais e Direito Internacional da Chancelaria destacou que a criação deste grupo foi defendida pela nação antilhana e outros membros do Movimento dos Países Não Alinhados (NAM).

Essas delegações defenderam durante a Conferência ações concretas para prevenir e evitar o uso de armas biológicas e promover a cooperação para o uso pacífico de agentes biológicos.

No entanto, Benítez lamentou que alguns Estados-partes mantivessem uma posição inflexível, o que impediu que o fórum pudesse dotar o mecanismo multilateral de um Comitê de Cooperação destinado a promover a colaboração nas esferas da biologia e da biotecnologia, fundamentais em áreas que vão da saúde humana à desenvolvimento agrícola.

Como aspecto animador, destacou o compromisso assumido na Nona Conferência de Revisão da Convenção de Armas Biológicas de avançar em um curto espaço de tempo para a criação do referido Comitê.

Cuba defende que este órgão trabalhe a favor da eliminação das medidas coercitivas unilaterais aplicadas contra alguns Estados Partes da Convenção, como o bloqueio econômico, comercial e financeiro que Washington impõe à ilha há mais de seis décadas.

A delegação da maior das Antilhas, integrada também pelo embaixador na ONU-Genebra, Juan Antonio Quintanilla, e outros diplomatas, denunciou na reunião realizada nesta cidade suíça a violação que o bloqueio estadunidense representa ao artigo X da Convenção com 184 Estados Partes, seção que trata de questões de cooperação internacional.

lam/wmr/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES