Os parlamentares saudaram a assinatura do memorando de entendimento entre autoridades do país centro-americano e a Organização das Nações Unidas (ONU), que deu sinal verde para a instalação da Comissão Internacional contra a Corrupção e a Impunidade em Honduras (Cicih).
Segundo o Canal Oito, afiliado ao governo, o chefe da bancada Libre, Rafael Sarmiento, reiterou seu apoio à presidente hondurenha, por cumprir sua palavra ao povo.
“Os congressistas da bancada do Libre acompanham o esforço da nossa colega presidente Xiomara Castro na luta contra a corrupção e a impunidade”, escreveu Sarmiento nas redes sociais.
Segundo informações divulgadas, o acordo para a chegada da Cicih será apresentado ao Congresso Nacional para sua aprovação e posterior instalação.
“Pela primeira vez, um Presidente da República assume com responsabilidade o combate à corrupção, ainda que alguns se incomodem, critiquem e questionem a chegada da Comissão Internacional, mas a verdade é que já começou e não vai parar. “, disse o deputado Jari Dixon.
O chefe de Estado hondurenho, que esteve presente na quinta-feira à assinatura do acordo juntamente com o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que a Comissão será instalada de forma independente e justa.
“Chegamos a acordos para a seleção de especialistas internacionais para investigar as redes de corrupção público-privadas de alto impacto que saquearam o país”, escreveu Castro na rede social Twitter.
ro/ybv/ans
PL-11
2022-12-17T02:38:45