Segundo a instituição, a partir da rede social Facebook, os recitais estão agendados para os dias 22 (Delgado) e 23 (Fonseca) de dezembro no Pátio do Edifício Arte Cubana e se somam às ações desenvolvidas recentemente como a inauguração dos espetáculos Medusa’s Hop, do artista belga Koen Vanmechelen.
Para a primeira apresentação, o artista convidou Vicente Alejandro Trigo, voz principal e diretor do grupo D’CoraSon, o guitarrista Leodán Brito e o percussionista Alejandro Aguiar, detalha o texto.
Por sua vez, Fonseca subirá ao palco com Ruly Herrera (bateria), Jorge Reyes (contrabaixo), Javier Zalba (saxofone, flauta e clarinete), Roberto García (trompete e fliscorne), Andrés Cuayo (percussão), Adel González (percussão) e Carlos Calunga (voz).
As apresentações fazem parte do calendário de eventos que abriu no dia 8 com a exposição Wifredo Lam indivisível, em homenagem aos 120 anos do nascimento do mais universal dos pintores cubanos, data escolhida para declarar 2023 como o Ano do 110º Aniversário do MNBA.
Nesse contexto, a entidade retomará as atividades voltadas para o público infantil todos os domingos, enquanto outros expoentes da indústria do som se deliciarão com sua arte, como o guitarrista Dayron Ortíz.
Durante o ano de 2023, a distinção dos 110 anos do MNBA será atribuída a um conjunto de personalidades, jornalistas e entidades que há anos mantêm uma relação de proximidade com a instituição, enquanto esta voltará a ser sub-sede do Festival Internacional Jazz Plaza.
mem/lbl/cm