O objetivo é criar condições para a exploração sustentável de rios, lagos e áreas úmidas, como parte da promoção do desenvolvimento holístico e equitativo, disse o chefe de gabinete Dagmawit Moges no Twitter.
A implementação de tal estratégia nacional é uma das iniciativas centrais identificadas no plano de crescimento de 10 anos e na projeção logística nacional, disse ele.
Juntamente com as respectivas agências, explicou ele, o ministério está trabalhando para atingir objetivos especialmente focados na excelência dos serviços de navegação, desenvolvimento portuário, treinamento de recursos humanos, registro de navios e outros serviços marítimos.
Nós promovemos a colocação de pessoas e recursos no centro do desenvolvimento sustentável, disse ele, indicando que a estratégia incentiva ainda mais a colaboração para parcerias e projetos sustentáveis em vários setores, além de mobilizar fundos.
De acordo com Moges, os programas focalizados na gestão eficiente dos corpos de água, na restauração de ecossistemas e na introdução de tecnologias e práticas inovadoras terão início em 2023 e serão concluídos em 2027.
jf/raj/bm