O ocupante da Sala Oval se encontrará com seu homólogo mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e com o Primeiro Ministro canadense Justin Trudeau nos dias 9 e 10 de janeiro de 2023, acrescentou a fonte.
Kirby disse que a reunião “se basearia no progresso da última reunião, com iniciativas concretas” focalizando o clima e o meio ambiente, migração, diversidade e inclusão, e aumentando a competitividade econômica da América do Norte.
De acordo com o cronograma, Biden deverá participar de uma entrevista com o presidente mexicano, seguida de uma reunião trilateral que inclui Trudeau.
A cúpula do próximo mês é a segunda cúpula de líderes norte-americanos desde a administração Barack Obama (2009-2017), seguindo a realizada no ano passado na Casa Branca.
Espera-se que a migração seja uma questão importante, pois o líder norte-americano enfrenta a pressão do Partido Republicano e de alguns democratas para reduzir o número de pessoas que atualmente cruzam a fronteira sul.
A reunião também vem em um momento de crescente tensão comercial entre as administrações de Washington e do México sobre um decreto promulgado pelo México que procura revogar as autorizações para o uso de milho GM.
Embora a regra de proibição mencione especificamente os grãos destinados ao consumo humano, o que aparentemente exclui o tipo importado dos EUA, os produtores americanos estão atualmente pressionando o Departamento de Agricultura dos EUA para forçar o México a revogá-lo.
ro/ifs/bm