Segundo o embaixador da nação sul-americana na ilha, José Noel Ríos, receber a homenagem na 31ª edição do evento constitui um gesto de reafirmação das relações de amizade e cooperação cultivadas ao longo dos anos.
‘É uma excelente oportunidade para estreitar os laços de amizade que já existem entre os dois países e que foram construídos por homens e mulheres das artes e da cultura, como nosso grande escritor Gabriel García Márquez, disse.
Também será o momento de continuar construindo o projeto de paz para a Colômbia, no qual Cuba tem desempenhado um papel fundamental como mediador, acrescentou Ríos.
“Estamos nos preparando com muito entusiasmo para chegar com nossa literatura a Havana”, disse o diplomata, que informou sobre a concepção de uma delegação composta por autores de diferentes regiões do país e idades, incluindo escritores pertencentes a comunidades indígenas e afro-colombianas grupos.
Da mesma forma, estendeu o convite a participar ativamente da programação literária, acadêmica e artística “que ofereceremos a todos os cubanos”, em coerência com as palavras da Ministra da Cultura desse país, Patricia Ariza Flórez.
Por sua vez, o presidente do Instituto Cubano do Livro, Juan Rodríguez, destacou o simbolismo impresso no fato de convidar a Colômbia, devido ao intercâmbio sistemático de literatura colombiana e cubana ao longo dos anos.
Acrescentou que não só participa do evento na ilha, mas também recebe artistas cubanos em diferentes eventos relacionados com a indústria editorial.
Ele também considerou que ‘a maturidade das relações cultivadas naturalmente permite que a cultura colombiana seja convidada a ter uma presença muito significativa em nossa feira’, enquanto convidou criadores de todo o mundo a se juntarem a este festival de letras.
‘Esta mensagem está chegando às 120 embaixadas cubanas no mundo para multiplicar esta informação e enviá-la a escritores ou amigos, promotores e livreiros para nos acompanhar neste momento especial’, concluiu.
Sob o lema Ler para crescer, a Feira acontecerá de 9 a 19 de fevereiro de 2023 em vários espaços da capital cubana, especialmente em sua sede por excelência: o Parque Histórico Militar Morro-Cabaña e Havana Velha.
rgh/lbl/glmv