23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula anunciaria outros novos ministros do futuro governo no Brasil

Lula anunciaria outros novos ministros do futuro governo no Brasil

Brasília, 22 de dez (Prensa Latina) O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciaria hoje todos os nomes dos ministros de seu novo governo, conforme antecipou o futuro chefe da Casa Civil, Rui Costa.

“Quem anuncia é o presidente. Acho que quase tudo (será decidido) amanhã (quinta-feira)”, disse Costa a jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil, sede do governo de transição nesta capital.

Ele explicou que o anúncio deve incluir a maior parte das cobranças de primeira linha, mas não especificou se todas as manchetes ainda serão conhecidas nesta semana.

No dia 9 de dezembro, Lula anunciou os cinco primeiros nomes dos ministros de seu próximo governo, que tomará posse em 1º de janeiro.

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, pela Fazenda; o governador da Bahia, Rui Costa, pela Casa Civil; José Múcio Monteiro, na Defesa; o senador eleito Flávio Dino, na Justiça; e o Embaixador Mauro Vieira como novo chanceler.

Recentemente, o ex-sindicalista destacou que a base das pastas será a mesma de quando deixou o mandato, em 2010, acrescentando o Ministério dos Povos Originários.

Ele insistiu mais uma vez em ter compromisso com o crescimento econômico do país, com a retomada do emprego.

Para o antigo torneiro mecânico, o trabalho que a equipe de transição faz é meticuloso.

No total, essa equipe, coordenada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, foi dividida em 31 grupos técnicos.

Esse grupo passou a conhecer o funcionamento dos órgãos e entidades da administração pública federal, podendo solicitar dados sobre contas públicas, programas e projetos do governo federal.

No primeiro turno da votação, em 2 de outubro, o candidato ao poder do Partido dos Trabalhadores venceu com 48,43% dos votos válidos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro, que cobiçava a reeleição pelo Partido Liberal, obteve 43,20%.

Como nenhum dos políticos obteve a maioria absoluta dos votos naquele pleito, ou seja, mais da metade dos votos válidos (excluindo-se os brancos e nulos), conforme estabelece a legislação a ser eleita, eles disputaram o segundo turno.

De forma muito fechada, Lula voltou a triunfar no segundo turno em 30 de outubro com 50,90 por cento ante 49,10 do ex-paraquedista, que se refugiou no silêncio após o fracasso eleitoral.

jha/ocs / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES