23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alerta sobre os planos de anexação de Netanyahu na Cisjordânia

Alerta sobre os planos de anexação de Netanyahu na Cisjordânia

Tel Aviv, 22 de dez (Prensa Latina) A decisão do próximo governo israelense, chefiado por Benjamin Netanyahu, de legalizar numerosos postos judaicos na Cisjordânia é uma anexação de fato, disse hoje o jornal The Jerusalem Post.

Netanyahu concordou com os seus parceiros de extrema-direita em autorizar cerca de 70 desses sítios nos primeiros 60 dias do novo governo, que está prestes a tomar posse, de acordo com o jornal.

Também aprovou um plano para transferir para as autoridades civis israelenses a Área C na Cisjordânia, agora sob controle total do Exército de Tel Aviv.

A Área C compreende 60% da Cisjordânia e contém a maior parte dos assentamentos judaicos.

“A medida é considerada uma forma de anexação de fato porque dá ao governo a supervisão direta do território além das fronteiras soberanas do país”, frisou o jornal.

Essa ação coloca o governo de Netanyahu em rota de colisão imediata com os Estados Unidos e a União Europeia, que exigem que o próximo primeiro-ministro não aplique o projeto de lei, acrescentou.

Netanyahu, que governou o país por 15 anos, voltou ao poder depois de vencer as eleições do mês passado à frente da coalizão de maior direita na história de Israel.

Embora a ONU e o mundo considerem todos os assentamentos israelenses na Cisjordânia e Jerusalém Oriental ilegais, as autoridades de Tel Aviv distinguem entre os que são autorizados e os que não são.

A maioria dos postos avançados, sementes de futuros assentamentos, são erguidos por setores e grupos de extrema-direita sem o consentimento do governo, o que já causou confrontos no passado.

O acordo permitirá que eles sejam conectados aos sistemas de água, eletricidade e telefonia celular de Israel, além de fornecer suporte monetário e de segurança.

As autoridades palestinas denunciaram o plano e alertaram que ele causará mais tensão na região.

Segundo várias fontes, mais de 450.000 colonos israelenses vivem em 132 assentamentos e 147 postos avançados na Cisjordânia e outros 200.000 em Jerusalém Oriental.

jf/rob / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES